Após um acordo entre o Libert Media, nova proprietária da F1 e a FIA, a GP2 Series troca oficialmente de nome e se torna a nova Fórmula 2 a partir da temporada de 2017.
A mudança de nome da GP2 Series para Fórmula 2 – um plano que vinha sendo estudado desde 2015 – tinha um empecilho: Bernie Ecclestone era frontalmente contra a proposta da FIA. Mas o grupo de Chase Carey, que agora controla a categoria máxima do automobilismo internacional, não apresentou qualquer tipo de oposição. Além do mais, o Liberty Media tinha adquirido no pacote o direito de organizar a GP2 Series.
"Estou muito satisfeito por anunciar a evolução da Série GP2 para se tornar o Campeonato FIA de Fórmula 2. As categorias juniores e especialmente o próximo Campeonato F2 são atividades estratégicas para o Grupo Fórmula 1. Estamos muito satisfeitos em fortalecê-los através deste acordo com a FIA", falou o CEO do Grupo Liberty Midia, Chase Carey.
Racionalizar o caminho para a F1 tem sido uma das grandes metas da FIA no meu tempo aqui, e a designação de uma nova F2 vai atingir essa meta. Claro que estamos numa fase inicial de desenvolvimento do campeonato, mas acho que existe muito escopo para desenvolvimento”, falou o presidente Jean Todt.
"Depois de doze temporadas surpreendentes da GP2, que proporcionaram um incrível espetáculo para os fãs e levaram vinte e oito pilotos a ocupar um cockpit da Fórmula 1 - incluindo dois Campeões do Mundo - decidimos, juntamente com a FIA, sermos conhecidos como Campeonato FIA de Fórmula 2. A FIA adotou completamente os valores centrais da GP2, que agora serão adotados pela Fórmula 2; Um carro poderoso, seguro e desafiador, corridas apaixonantes e um campo de treinamento para entrar na Fórmula 1 com um foco particular no controle de custos. Esta é uma grande oportunidade para nossos pilotos, nossas equipes e nossos parceiros.", afirmou O CEO da FIA Formula 2 Bruno Michel.
O Conselho Mundial de Automobilismo aprovou a criação da FIA F2 já a partir desta temporada. A FIA chegou a um acordo com o Grupo F1 com respeito à transição da categoria GP2 para F2, e o campeonato terá todas as datas, menos uma, atreladas ao calendário da F1. A novidade qualifica ainda mais a Fórmula 2 dentro dos critérios da FIA que oferecem a Superlicença aos pilotos que desejam correr na Fórmula 1. Os três primeiros colocados na classificação final de 2017 passam a ganhar 40 pontos na “carteira” e não só o campeão e o vice. A pontuação entre o 4º e o 10º posto ao fim do campeonato será a seguinte: 30-20-10-8-6-4-3.
0 comentários:
Postar um comentário