Valtteri Bottas asteou velas e fez uma corrida tranquila para vencer a corrida em Zeltweg.
O piloto do carro 77 não teve dificuldades para levar para casa a vitória do grande prêmio da Áustria neste domingo (9) no circuito do Red Bull Ring. Sebastian Vettel nada pode fazer contra o desempenho impecável de Bottas e teve que se contentar com o segundo lugar do pódio. No terceiro posto, o alegre Riccardo celebrou mais um troféu em 2017 com mais um shoey e brinde de Martin Brundle, para a alegria dos fãs.
A CORRIDA
Apesar da previsão de 80% de possibilidade de chuva, o tempo permaneceu ensolarado no Red Bull Ring.
Na largada, Valtteri Bottas fez valer a posição de honra e pulou na frente para o contorno da curva um. O mesmo não pôde se dizer de Max Verstappen. O holandês ficou na largada e perdeu várias posições enquanto seu companheiro, Daniel Riccardo. O australiano partiu bem com a outra Red Bull e passou para terceiro pressionando Sebastian Vettel, que se segurou na segunda posição.
No meio da bagunça, o russo Daniil Kvyat se empolgou, freou muito tarde e abalrrorou a McLaren de Fernando Alonso. Como havia largado mal, Verstappen acabou sendo atingido pelo carro do espanhol e ambos abandonaram a prova. No rádio, um furioso Alonso reclamava do strike feito com ele. “Alguém me acertou por trás. Aqui não é lugar para jogar boliche”, gritou o espanhol no rádio em conversa com a equipe.
Na freada da curva 3 (chamada até semana passada como curva 2) Sergio Perez aproveitou para ultrapassar Hamilton. Romain Grosjean, que largou muito bem e ocupava a terceira posição, foi ultrapassado por Raikkonen.
Nessa luta por posições quem melhor aproveitou foi a equipe Williams. Felipe Massa e Lance Stroll, que haviam largado de 17º e 18º, ganharam várias posições e apareceram respectivamente em 9º e 10º, com ambos os carros usando pneus macios.
Na 5ª volta saiu a investigação sobre a reclamação de Vettel sobre uma possível queima de largada de Bottas. A Fórmula 1 estreou um novo gráfico. Uma espécie de tira-teima onde, segundo os dados de sensores colocados nas posições grid, é possível conferir o tempo de reação de cada piloto ao apagar das luzes vermelhas da largada. Assim, foi constatado que o piloto da Minha levou 0.201s para partir contra 0.369 de Vettel. Fim de polêmica, o que não impediu Vettel (sem saber dessas informações) de insistir que Bottas havia queimado a largada.
Outra investigação lançada foi sobre o acidente provocado por Daniil Kvyat, que recebeu um drive through pelo feito.
Foi então que a movimentação começou. Hamilton ultrapassou Perez e duas voltas depois deixou para trás Grosjean, que havia sido superado também por Daniel Riccardo e Kimi Raikkonen.
Um pouco mais atrás, na 9ª posição, Massa se aproximava de Ocon, levando com ele Stroll de carona.
A corrida de recuperação de Hamilton tinha agora a aproximação à Raikkonen. O inglês diminuía em média 0.3s por volta da vantagem do piloto da Ferrari, mesmo com pneus supermacios contra os ultramacios do carro do finlandês. Porém, Hamilton sofria com a formação de bolhas nos pneus traseiros e com isso bastante instabilidade no seu Mercedes. A mesma formação de bolhas também atingiu vários competidores ao longo da prova.
A corrida esfriou um pouco até Hulkenberg inaugurar as paradas de box na volta 16. Na 20ª passagem, Hamilton já aparecia próximo de Raikkonen, que reclamava do desgaste dos pneus ultramacios.
Na volta 22 Lewis tentou a primeira aproximação na freada da curva 3, sem sucesso, e o vice-líder do campeonato foi avisado de superaquecimento do freio dianteiro esquerdo.
Enquanto isso, tudo seguia tranquilamente na liderança e Valtteri Bottas começou a impor um ritmo mais forte abrindo ainda mais diferença para Sebastian Vettel fazendo a melhor volta da corrida até então com 1:08.777.
A corrida esfriou e as posições se mantiveram por 10 voltas até e o único acontecimento atípico nesse período: Kevin Magnussen foi para os boxes abandonando com problemas.
Foi quando o primeiro dos ponteiros fez sua parada. Na volta 31, Hamilton fez a troca para pneus ultramacios para tentar ultrapassar Kimi Raikkonen, que continuou na pista. Riccardo parou na volta 34 e Vettel na 35, ambos colocaram pneus supermacios.
A única disputa de fato na pista foi entre Marcus Ericsson e Stoffel Vandoorne pela 13ª posição. O belga foi posteriormente investigado por ignorar bandeiras azuis e atrapalhar Kimi Raikkonen. Por isso, foi penalizado com um drive through.
Sergio Perez e Lance Stroll fizeram suas trocas de pneus na volta 36. Aliás, o mexicano saiu e dos boxes imediatamente a frente de Valtteri Bottas e o líder da corrida Grosjean na volta 37.
Bottas já tinha 25 segundos de vantagem antes de parar para colocar pneus supermacios e voltou confortavelmente à frente de Vettel.
Raikkonen pulou para a liderança e contou ainda com problemas de formação de bolhas nos pneus de Hamilton para tentar continuar na 4ª posição. O finlandês foi ultrapassado por Bottas, sem nenhum risco de colisão entre os dois dessa vez.
Kimi Raikkonen fez impressionantes 45 voltas com os pneus ultramacios. Apenas Esteban Ocon se aproximou do feito, parando para troca com 43 voltas. Felipe Massa foi o último a parar nos boxes, percorrendo 49 voltas com os pneus macios.
Somente após as paradas de boxes a verdade foi estabelecida. Hamilton conseguiu ultrapassar Raikkonen e Vettel passou a andar mais rápido do que Bottas. A diferença era de 3.9s na volta 52 das 71 programadas. O mesmo acontecia entre Hamilton e Raikkonen. A aproximação do finlandês foi para o vinagre quando o piloto da Ferrari errou a ultrapassagem por um retardatário e saiu da pista na curva um. Enquanto isso, Lewis Hamilton conseguiu se livrar dos problemas nos pneus e passou a fazer as melhores voltas da corrida.
Mais atrás, a exemplo da Ferrari, a Williams mostrava seu potencial com Felipe Massa. O brasileiro se aproveitava da estratégia e dos pneus ultramacios para pressionar Esteban Ocon na luta pela 8ª posição.
Faltando 10 voltas para o final, Hamilton passou a fazer várias voltas rápidas, quebrando o recorde da pista e se aproximando de Daniel Riccardo para buscar o último lugar do pódio. Na penúltima volta tentou a ultrapassagem por fora na curva 4, sem sucesso.
Nas últimas voltas Sebastian Vettel se aproximou perigosamente de Valtteri Bottas, que resistiu até a volta final e garantiu a vitória do GP austríaco.
Foi a segunda vitória da carreira do finlandês da Mercedes, que se aproxima de Lewis Hamilton na luta pelo campeonato de 2017. Com a vitória Valtteri Bottas tem 136 pontos contra 151 do seu companheiro de equipe. Agora, Sebastian Vettel já soma 171 pontos e continua abrindo vantagem e agora tem 20 pontos sobre Hamilton.
A próxima corrida será o GP da Inglaterra, em Silverstone, no dia 16 de julho.
Resultado do GP da Áustria de 2017.
POS DRIVER TIME/RETIRED
1 Bottas 1:21:48.523
2 Vettel +0.658s
3 Riccardo +6.012s
4 Hamilton +7.430s
5 Raikkonen +20.370s
6 Grosjean +1:13.160s
7 Perez +1 lap
8 Ocon +1 lap
9 Massa +1 lap
10 Stroll +1 lap
11 Palmer +1 lap
12 Vandoorne +1 lap
13 Hulkenberg +1 lap
14 Wehrlein +1 lap
15 Ericsson +2 laps
16 Kvyat +3 laps
Não Terminaram
17 Sainz
18 Magnussen
19 Alonso
20 Verstappen
F1 | Resultado do GP da Áustria: Bottas vence com facilidade
julho 09, 2017
Destaque
,
F1
,
formula 1
,
GP da Áustria
,
Red Bull Ring
,
resultado da corrida
,
temporada 2017
,
Últimas
,
Valtteri Bottas
Edit
0 comentários:
Postar um comentário