A segunda sessão de treino livre começou movimentada. Com medo dos 80% de chance de chover, todo mundo foi para pista buscando o máximo de desempenho. O traçado do Red Bull Ring exige carros mais soltos, buscando maior velocidade em reta e por isso são frequentes as rodadas e saídas de pista.
Andando no limite, foram várias as escapadas, com destaque para Raikkonen, Magnussen e Ericsson. Nesse panorama, os primeiros 15 minutos trouxeram Valtteri Bottas com o melhor tempo. O piloto da Mercedes cravou 1:05.700 calçando pneus supermacios.
A maioria foi para a pista com pneus vermelhos, com raras exceções. Raikkonen e Massa optaram por trabalhar com os pneus médios de tarja amarela. E enquanto Daniel Riccardo seguia com pneus "fúscia" (roxo mesmo, vai) ultramacios, Verstappen aparecia emburrado nos boxes com problemas de freio no carro da Red Bull. A sina do holandês parece mesmo ser a de um verdadeiro teste de paciência na temporada 2017.
Os treinos ainda brindaram o telespectador com uma tocada bem interessante do canadense Lance Stroll, que brigava com o carro nas curvas de alta do circuito, escapando de traseira a todo tempo, no melhor estilo touro bravo. E a exemplo do que aconteceu na primeira sessão, a tabela revelava novamente a McLaren no top 10, com Alonso em 6º e Vandorne em 7º.
Passada a correria inicial dos primeiros 25 minutos, o movimento em pista diminuiu e também os tempos de voltas no topo da lista. Bottas havia baixado um décimo a melhor marca usando pneus ultramacios, assim como Vettel, que tomou a posição do finlandês. Logo em seguida, o piloto da Mercedes conseguiu fazer o que já tinha ameaçado na volta anterior, rodou ao tentar melhorar o tempo.
No fechamento da primeira meia hora foi Lewis Hamilton quem apareceu para tomar a liderança, também calçando pneus ultra aderentes. Max Verstappen finalmente foi para a pista e devorou o asfalto para cravar a quarta marca, deixando para trás seu companheiro de equipe.
Kvyat, Ericsson, Massa, Stroll, Grojean, Verstappen e Stroll (que continuava brigando com o carro) forçavam o ritmo e continuavam explorando os lotes nos arredores do circuito.
A imagem foi buscar então um Fernando Alonso com macacão amarrado na cintura, conversando com a equipe enquanto olhava para sua McLaren sem o assoalho sobre os cavaletes.
A Renault seguia sumida e amargando as últimas posições. Jolion Palmer andou o tempo todo com pneus médios, mas Nico Hulkenberg escalou a tabela e apareceu com o oitavo melhor tempo para tentar salvar a dignidade do time francês. Foi aí também que a McLaren conseguiu ajustar o carro de Fernando Alonso e viu o espanhol pular para a sexta posição.
Faltando 40 minutos de treino os pilotos começaram a dar preferência ao acerto do carro em configuração de corrida. Mesmo assim, as saídas de pista continuaram. Carlos Sainz que o diga. O espanhol abusou na penúltima curva do Red Bull Ring, quase perdeu o controle e foi para a área de escape além da zebra, mas ao voltar, passou pela grama e acertou o carro no desnível entre a grama e a parte concretada, danificando o assoalho do carro e dando fim à sua participação na sessão. Porém, o campeão da modalidade rally no TL2 foi Marcus Ericsson. O sueco levou sua Sauber para passear pelos campos austríacos por cinco vezes em toda a sessão. A equipe Suíça, aliás, foi 1 segundo mais lenta do que os outros times.
O happy hour dos 10 últimos minutos abriram com Daniil Kvyat indo para os boxes com superaquecimento nos freios traseiros e a a Todo Rosso encerrou seus trabalhos. Fernando Alonso também apareceu mais uma vez, mas vendo o mundo ao contrário no miolo da pista. No apagar das luzes, Sérgio Perez, Pascal Wehrlein e Romain Grosjean também foram conferir como estavam os arredores do traçado.
E assim terminou a sessão, com Lewis Hamilton com o melhor tempo e recorde da pista até o momento, 1:05.483, seguido por Sebastian Vettel e Valtteri Bottas. O terceiro treino livre para o GP da Áustria de Fórmula 1 acontece às 6h de sábado e a classificação será às 9h com transmissão ao vivo pelo SporTV2.
Pos | nº | Piloto | Nac | Tempo | Dif | Equipe / Motor | Voltas |
1 | 44 | Lewis Hamilton | ING | 1:05.483 | Mercedes | 30 | |
2 | 5 | Sebastian Vettel | ALE | 1:05.630 | +0.147 | Ferrari | 50 |
3 | 77 | Valtteri Bottas | FIN | 1:05.699 | +0.216 | Mercedes | 41 |
4 | 33 | Max Verstappen | HOL | 1:05.832 | +0.349 | Red Bull / Tag Heuer* | 33 |
5 | 3 | Daniel Riccardo | AUS | 1:05.873 | +0.390 | Red Bull / Tag Heuer* | 27 |
6 | 7 | Kimi Räikkönen | FIN | 1:06.144 | +0.661 | Ferrari | 54 |
7 | 20 | Kevin Magnussen | DIN | 1:06.591 | +1.108 | Haas / Ferrari | 43 |
8 | 14 | Fernando Alonso | ESP | 1:06.732 | +1.249 | McLaren / Honda | 27 |
9 | 27 | Nico Hulkenberg | ALE | 1:06.735 | +1.252 | Renault | 42 |
10 | 8 | Romain Grosjean | FRA** | 1:06.763 | +1.280 | Haas / Ferrari | 52 |
11 | 31 | Esteban Ocon | FRA | 1:06.849 | +1.366 | Force India / Mercedes | 50 |
12 | 2 | Stoffel Vandoorne | BEL | 1:06.859 | +1.376 | McLaren / Honda | 37 |
13 | 26 | Daniil Kvyat | RUS | 1:06.906 | +1.423 | Toro Rosso / Renault | 34 |
14 | 19 | Felipe Massa | BRA | 1:07.065 | +1.582 | Williams / Mercedes | 50 |
15 | 55 | Carlos Sainz | ESP | 1:07.100 | +1.617 | Toro Rosso / Renault | 24 |
16 | 18 | Lance Stroll | CAN | 1:07.468 | +1.985 | Williams / Mercedes | 46 |
17 | 11 | Sergio Perez | MEX | 1:07.509 | +2.026 | Force India / Mercedes | 41 |
18 | 30 | Jolyon Palmer | ING | 1:07.623 | +2.140 | Renault | 7 |
19 | 94 | Pascal Wehrlein | ALE | 1:08.782 | +3.299 | Sauber / Ferrari | 49 |
20 | 9 | Marcus Ericsson | SUE | 1:08.870 | +3.387 | Sauber / Ferrari | 51 |
* motor Renault rebatizado como Tag Heuer ** piloto suíço com licença de pilotagem francesa |
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