Stoffel Vandoorne está feliz pelo que considera sua última chance de entrar para a categoria máxima do automobilismo mundial. Em entrevista ao site oficial da formula1.com, o belga de 26 anos tinha convicção de que se tornar piloto da McLaren era questão de vida ou morte para sua o futuro da carreira no certame.
As notícias sobre a sua efetivação como companheiro do espanhol Fernando Alonso na temporada 2017 mexeram bastante com as memórias do piloto. “Eu me lembro que há um ano, quando estava terminando a GP2, que havia muitos rumores a respeito de eu já seria piloto [titular] em 2016. Entretanto, isso não aconteceu, mas eu me lembro de todo o burburinho em torno disso.”
“Para ser honesto eu estava um pouco desapontado no começo – foi um momento difícil para mim entender que a F1 teria que esperar mais um ano. Mas eu mantive a cabeça fria e venci as últimas duas corridas na GP2 daquela temporada e quebrei o recorde da categoria. Eu sabia que era melhor dar uma resposta na pista.”
Após a brilhante temporada 2015 na GP2, Vandoorne acertou contrato como piloto reserva da equipe McLaren no ano seguinte. “É claro que o tempo está sempre presente na carreira de um piloto, então eu sabia que tinha que ser no ano que vem – uma vez que essa era minha última chance de chegar à F1.”
O belga chegou a disputar o GP do Bahrein deste ano substituindo Fernando Alonso, machucado após o acidente espetacular na corrida de abertura da temporada 2016. Na corrida em território árabe, Vandoorne mostrou que era promissor e terminou conseguiu terminar a corrida na 10ª colocação, conquistando os primeiros pontos dele e da equipe McLaren na temporada.
Contudo, como piloto reserva dificilmente corre e tampouco treina na Fórmula 1, Stoffel decidiu disputar a Super Fórmula japonesa para manter o ritmo de corrida e estar preparado para futuras substituições na McLaren quanto, no dia 3 de setembro, foi anunciado como titular para a temporada 2017, substituindo Jenson Button.
O piloto britânico resolveu tirar um ano sabático para repensar a carreira e assumirá uma posição junto à McLaren-Honda no setor de desenvolvimento.
Coincidência ou não, após o anúncio Stoffel Vandoorne venceu a primeira corrida na categoria nipônica no dia 10 de setembro, em Okayama.
Após todos esses acontecimentos, o belga está bastante tranquilo quanto à presença de Button na equipe no próximo ano e garante: “não vejo essa situação como pressão extra. Eu tenho um acordo de longo prazo com a McLaren. Espero que em breve nós possamos estar aptos a voltar ao nível de competitividade que a McLaren costumava estar.”
“A respeito do ano que vem, sim, é uma estrutura especial – mas acredito que é uma das melhores. Eu e Fernando vamos correr – e então também é bom manter Jenson na equipe”, comentou o novo titular da equipe de Woking, que finalizou “ele é o piloto mais experiente na F1 agora e estará envolvido com o time, estará no simulador ou virá a algumas corridas.”
F1 | Vandoorne feliz por assegurar vaga na "última chance" na F1
setembro 25, 2016
Destaque
,
F1
,
Fernando Alonso
,
formula 1
,
Jenson Button
,
McLaren
,
temporada 2016
,
temporada 2017
,
Vandoorne
Edit
0 comentários:
Postar um comentário